Palavras da Presidente
A Associação de Combate ao Câncer Infantojuvenil, mais conhecida como Associação Peter Pan ou APP, nasceu em 1996 e adquiriu personalidade jurídica em 1998. Desde então, vem transformando a história do Câncer infantojuvenil no Ceará, em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin – HIAS, Hospital da Rede Pública Estadual e com muitos outros decisivos parceiros.
A APP é uma entidade civil – pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sem caráter religioso e político, tem autonomia administrativa e financeira. Pelo relevante trabalho que vem sendo realizado, recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, bem como o certificado do CEBAS – Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde e o Ato Declaratório de Reconhecimento de Isenção de Contribuições Sociais.
Nossa Ideologia
Missão
Elevar o índice de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes portadores de câncer e de suas famílias.
Visão
Ser referência nacional no apoio ao tratamento dos portadores de câncer infantojuvenil e na
tecnologia do conhecimento biopsicosocial, de forma autosustentável.
Valores
Humanização
Trabalho solidário e ético e em rede
Transparência nas ações
Transcendência dos objetivos (esperança e vida).
Negócio
Viabilizar de forma sistêmica o diagnóstico precoce e o tratamento humanizado dos portadores de
câncer infantojuvenil em consonância com a Organização Mundial da Saúde.
Para realizar sua desafiadora missão a APP atua por meio três diretrizes:
a) TRATAMENTO ESPECIALIZADO: No ano 2000, construiu o Hospital Dia Peter Pan. Em 2010, construiu o Centro Pediátrico do Câncer, composto por 71 leitos, dentre eles, 07 de UTI. Atende a todo o Ceará, ao Norte do País e parte do Nordeste, na Atenção Especializada. Hoje, é a única Unidade Hospitalar onde existe o Serviço Público destinado ao Tratamento do Câncer Pediátrico no Ceará e que, por convênio, passou a ser um anexo do Hospital Infantil Albert Sabin - Hospital Geral e Pediátrico da Rede Estadual.
b) ATENDIMENTO HUMANIZADO: Hoje, está cientificamente comprovado que a Humanização, a alegria, a segurança são remédios indispensáveis ao processo de cura. Ciente desta verdade, a APP realiza 17 Programas Sociais, que viabilizam desde atividades culturais, de lazer, de inclusão social, Plantão Fraterno de voluntários, reformas habitacionais e muitas outras.
c) DIAGNÓSTICO PRECOCE: O Diagnóstico Precoce é trabalhado por meio de três ações: Ambulatório Especializado, Capacitação de Profissionais, com ênfase no interior do Estado e Divulgação de Sinais e Sintomas do câncer.
Considerando que, no Brasil, por doença, o câncer é a primeira causa de morte, na faixa etária de 1 a 19 anos e que o mesmo tem uma evolução rápida, mas com boa resposta ao tratamento, podendo atingir 70% de cura, quando diagnosticado precocemente, a APP tem investido no Programa de Diagnóstico Precoce, capacitando as equipes do Programa Saúde da Família - PSF, para suspeição diagnóstica e formando uma rede de fluxo preferencial e atenção à criança e ao adolescente com câncer que promova o acesso rápido aos serviços especializados.
Reunindo decisivos parceiros, a APP construiu um dos mais belos, modernos e humanos Centro de Tratamento Especializado, apoiando o atendimento realizado pelo Hospital Infantil Albert Sabin, com o objetivo de garantir acesso Hospitalar, dignidade e humanização no tratamento, potencializando esperança de vida.
Em seus 24 anos de existência, a Associação Peter Pan vem realizando um voluntariado responsável e empreendedor, que se tornou um verdadeiro e grande Programa Social, o qual se materializa por meio de uma significativa rede de ações, em vários segmentos sociais, com foco na cura do câncer infantojuvenil e na melhoria da qualidade de vida de seus pequenos e jovens pacientes.
Diante das realizações alcançadas, queremos enfatizar que estas, cada vez mais, aumentam a responsabilidade de continuar cumprindo a desafiadora missão abraçada, a qual requesita esforços financeiros e de gestão, baseada nos bons princípios da Governança Corporativa, desafios estes que só são possíveis, se continuarmos a reunir pessoas, empresas e Estado.
Cientes de que "Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos", disponibilizamos esta plataforma virtual, a qual amplia nossas fronteiras, considerando que vamos precisar de muitas mãos, para continuar transformando dores em esperança de cura.
Calamos aqui nossas palavras, grafando nosso mais sincero agradecimento aos que, nas últimas duas décadas, ajudaram-nos a transformar a história do câncer infantojuvenil no Estado do Ceará.
O Amor tudo pode!
Vamos precisar de todo mundo.
Muita Paz.
Olga Lúcia Espíndola Freire
De Presente o Futuro.